ORADORES

Isabel Batista
Universidade Católica do Porto, Faculdade de Educação e Psicologia
Professora Associada da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), onde atualmente coordena os Cursos de Mestrado em Ciências da Educação. Doutora em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP, 2005) e Mestre em Filosofia da Educação pela mesma universidade (FLUP, 1996). Presidente do Conselho de Acompanhamento da Carta Ética da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) Investigadora do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (Research Centre for Human Development (CEDH-UCP/FCT) e Principais áreas de ensino, investigação e publicação: Éticas Educacionais, Ética e Investigação Científica, Filosofia da Hospitalidade, Pedagogia Social.

Sílvio Oliveira
Câmara Municipal da Chamusca
Nascido em 1977. Licenciado em Educação Social (1998-2003). Técnico responsável pelas AAAF – Atividades de Animação e Apoio à Famílias do Jardim de Infância da Chamusca desde setembro de 2004. Responsável pela construção e implementação de diversos projetos educativos com a infância, juventude e famílias no concelho da Chamusca desde setembro de 2004.

Cláudia Oliveira
Instituto de Segurança Social
O meu nome é Cláudia Fernandes, nasci e cresci no Cadaval, e por lá fiz o meu percurso formativo do pré-escolar ao 12º ano. Residi nos Estados Unidos entre o ano de 2001 a 2012. Em 2014 ingressei na licenciatura de Educação Social na ESES, no decorrer da licenciatura participei em inúmeros projetos, 2 Erasmus, (Roménia e Bulgária) debates, workshops. Iniciei funções no Instituto da Segurança Social como Assistente Técnica, quando terminei a licenciatura. Após 3 anos através de concurso público, entrei para os quadros, ISS como Técnica Superior desde aí até então, desempenho funções no âmbito da EMAT- Assessoria Técnica aos Tribunais, no Tribunal judicial lisboa Norte, Juízo de Família e Menores. Em 2024, decidi integrar o MESIC, igualmente na ESES.

Fátima Hartwig
Instituto Federal de Brasília
Pedagoga de formação (2010). Atualmente trabalha nas Instituições de Ensino: Secretaria de Educação do Distrito Federal (2012) e Instituto Federal de Brasília (2013). Atuou, enquanto servidora cedida, no Ministério da Justiça e Segurança Pública junto ao Comitê Nacional para Refugiados – CONARE (entre os anos de 2017 e 2022). Especialista em Gestão Democrática (2012) e em Educação de Jovens e Adultos (2013) pela Universidadede Brasília. Mestre em Educação Social e Comunitária pelo Instituto Politécnico de Santarém (2016) – Integração de estudantes Imigrantes e Refugiados no IFB. Doutora em Educação pela Universidade de Aveiro (2022) – Educação em Contexto Migratório: desafios para o ensino da Língua Portuguesa a Imigrantes e/ou Refugiados. Pesquisadora na área de Direitos Humanos e Diversidade, nomeadamente voltada para a Integração Educacional de Imigrantes e/ou Refugiados.

Ana Marques
Hospital de Santarém, ULS Lezíria
Ana Cristina Baltazar Puim Marques nasceu na ilha de Santa Maria, nos Açores, no dia 1 de setembro de 1978. Ela veio para Santarém aos oito anos de idade onde reside até hoje. Em 2005, formou-se em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa em Lisboa. No mesmo ano fez uma Pós-Graduação em Geriatria e Gerontologia pela Universidade Autónoma de Lisboa. Iniciou a sua atividade profissional em 2005, como Técnica de Serviço Social, no Hospital de Santarém – ULS Lezíria onde se mantém até à data. Atualmente tem como serviços de intervenção: Medicina, Especialidade Médicas (Neurologia e Pneumologia), Especialidades Cirúrgicas (Otorrino, Oftalmologia, Cirurgia Vascular e Urologia), Ginecologia, Obstétrica, Neonatologia, Bloco de Partos e Serviço de Urgência. Em 2021 foi convidada para integrar Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR). Em 2023, fez o Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. A sua dissertação de Mestrado teve como tema “Transições para a parentalidade: permanências e mudanças”. Atualmente está no 2.º ano do Doutoramento em Serviço Social do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. A sua dissertação de Doutoramento tem como tema “Reunificação familiar bem-sucedida”, cujo objetivo geral é analisar as práticas de intervenção dos profissionais no processo reunificação familiar bem-sucedida. Em 2024, é elemento da Equipa para a Prevenção de Violência em Adultos (EPVA) e Juízo Social para as causas do Juízo de Família e Menores de Santarém do Tribunal Judicial da Comarca de Santarém. É no domínio das crianças e jovens em risco que diariamente tenta investir e dedicar-se mais. Pretende adquirir conhecimentos no domínio científico e desenvolver a sua capacidade de investigação, análise e avaliação.
Organização:
Departamento de Ciências Sociais
Licenciatura em Educação Social
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária




Organização:
Departamento de Ciências Sociais
Licenciatura em Educação Social
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária



